ACONTECE NO

Jogos colaborativos na Educação Infantil

26 de novembro de 2018

Por: Professor Marcelo

A competição é um fator que dificulta o relacionamento competitivo das pessoas, gerando um clima de rivalidade e estresse. É importante desenvolver a noção de coletividade e a importância de ajudar o próximo.

 

Nos jogos cooperativos, normalmente não se tem perdedores. Todos ganham. Esse tipo de vivência é de extrema importância na educação infantil pois proporcionam aos alunos o prazer de jogar juntos, de cooperar uns com os outros e traz a união entre eles. 

A motivação nestes jogos não é ganhar ou perder, esta centrada na participação. Os jogos acontecem através da formação dos grupos, criados pelas crianças e as regras estabelecidas pelo professor.

 

E como acontece?

Foi realizada uma atividade de circuito, onde as crianças passavam por obstáculos e se uniam aos colegas, para a realização da próxima etapa. O grupo não poderia soltar as mãos durante o trajeto. Um deveria auxiliar  o outro neste processo. 

Foi muito divertido e proporcionou grande aprendizado para os alunos. Eles aprenderam que o “brincar junto” e se unir no momento da brincadeira, é muito mais significativo do que apenas competir.

 

ÚLTIMOS EVENTOS

Cantos: Trabalhando os Sentidos

8 de novembro de 2018

Cantos: Trabalhando os Sentidos

É muito importante começar o desenvolvimento dos sentidos logo cedo. É através deles que temos percepções do mundo: são porta de entrada para qualquer mensagem, estímulo ou sensação. No buscamos o calor, no calor buscamos refresco, e por aí vai… Com isso, a turminha fez uma atividade para desenvolver o autoconhecimento e estimular, de forma […]

LEIA MAIS
Desenvolvimento Auditivo: Sons Animais

5 de novembro de 2018

Desenvolvimento Auditivo: Sons Animais

Todos os dias, ouvimos muitos e muitos sons. Sons carros e motos passando pelas ruas, da água escorrendo ao lavar as mãos, das portas abrindo e fechando ao entrar e sair, dos animais, entre outros.   Os bebês também emitem seus próprios sons, conhecidos como o balbucio. Assim, eles trabalham com o amadurecimento das cordas […]

LEIA MAIS
Cantos: vamos à praia!

26 de outubro de 2018

Cantos: vamos à praia!

A atividade de cantos “Vamos à Praia!”teve como objetivo escolher com autonomia tendo suas decisões respeitadas e apoiadas pelos adultos; Realizar ações sozinhas ou com pouca ajuda do adulto e de outros parceiros; Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências; Relacionar-se com os outros, adultos e crianças, demonstrando suas […]

LEIA MAIS

NEWSLETTER

Receba nossas news cadastrando seu email

O E-MAIL é obrigatórios. Ocorreu um erro, por favor tente novamente mais tarde. Cadastro realizado com sucesso!

marque uma visita

ou ligue para nós:
(11) 3935-5019