BLOG

Jornada Avalia e Habilmente: Indicadores

15 de março de 2018

Existem alguns indicadores que ajudam a escola a entender melhor o desempenho da turma e do aluno, permitindo a tomada de ações para o melhor desenvolvimento de cada um. Dois deles são: Avalia e Habilmente. Utilizamos os dois aqui no Colégio Beka em complemento para um trabalho 360º. Veja como:

 

Avalia

A Jornada Avalia é realizada com o foco em diagnosticar o nível de domínio de competências essenciais nos estudantes, alinhada com as diretrizes nacionais e internacionais da educação.

 

A Jornada é feita no final de cada ciclo, portanto 5º, 9º e 3º ano do ensino médio, e analisada por meio de resultados comparáveis estatisticamente – entre as diferentes etapas de escolarização, áreas do conhecimento, localidades de aplicação e ao longo dos anos- buscando entender o nível de desempenho dos estudantes e os elementos do meio social que interveem nos resultados.

 

Habilmente

Apesar da Jornada Avalia ser uma ferramenta avaliativa bastante completa, a análise feita nela pode ser complementada com a ferramenta Habilmente, pois tratamos aqui de habilidades e competências individuais mais específicas, que visam entender fatores cognitivos e socioemocionais dos alunos.

 

Ambas as ferramentas analisadas juntas nos permitem entender o ser humano individualmente fazendo parte de um grupo, em todos os fatores neles estimulados e desenvolvidos.

 

O Habilmente é aplicado para alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os alunos do 2º e 3º anos realizam o Teste de Habilidades Fundamentais; Os estudantes do 4º ao 9º anos realizam dois testes: Habilidades Fundamentais e de Estilos de Aprendizagem.

 

Todos os testes são realizados on-line.

 

Os resultados dão um norte tanto individual quanto da sala, de compreensão, leitura, raciocínio e outros aspectos emocionais e preferenciais do aluno/sala. Além disso, levando em consideração cada resultado, a ferramenta avaliativa propõe ações e estratégias que podem ser trabalhadas pedagogicamente com o Avalia, aliando um melhor desenvolvimento de conteúdo, das habilidades e competências cognitivas e socioemocionais.

 

ÚLTIMOS EVENTOS

Reestruturação do ensino médio.

2 de agosto de 2019

Reestruturação do ensino médio.

No período de férias reunimos os professores e coordenadores para discutirem sobre a reestruturação do ensino médio. Porém, desta vez, fizemos de uma maneira completamente diferente e o resultado foi surpreendente. Confira no vídeo abaixo: O brainstorm realizado pelos professores e coordenadores com os alunos resultou em experiências únicas e enriquecedoras para ambos. Não conhece o […]

LEIA MAIS
OS SENTIDOS

17 de julho de 2019

OS SENTIDOS

OS SENTIDOS Os bebês quando nascem, já tem os seus 5 sentidos desenvolvidos, a saber: TATO, AUDIÇÃO, OLFATO, PALADAR e VISÃO, e a medida em que vão tendo mais contato com o mundo e recebendo mais estímulos, apuram ainda mais cada um deles. No Berçário do BEKA, o lanche dos Baby é à base de frutas, […]

LEIA MAIS
Professora do Colégio Beka é finalista na 3ª edição do Desafio Diário de Inovação

12 de julho de 2019

Professora do Colégio Beka é finalista na 3ª edição do Desafio Diário de Inovação

De acordo com o site porvir.org, a 3ª edição do Desafio Diário de Inovação teve uma quantidade de 319 professores participantes de todas as regiões do país . Nossa professora Michelle Pinheiro, em uma turma do 7º ano, foi escolhida como uma das finalistas da 3ª edição do Desafio Diário de inovações. O concurso é […]

LEIA MAIS

NEWSLETTER

Receba nossas news cadastrando seu email

O E-MAIL é obrigatórios. Ocorreu um erro, por favor tente novamente mais tarde. Cadastro realizado com sucesso!

marque uma visita

ou ligue para nós:
(11) 3935-5019