Facebook Colégio BekaInstagram Colégio BekaYoutube Colégio Beka

Acontece no Beka

Colégio Beka - Bercário, educação infantil, fundamental 1, fundamental 2, ensino médio

10 BRINCADEIRAS PARA FAZER EM CASA DURANTE A QUARENTENA

11 de junho de 2020

Em meio à pandemia do novo coronavírus, como entreter as crianças em casa durante a quarentena? É normal que você recorra aos celulares, tablets e à televisão para deixar seu filho longe do tédio, ainda mais se precisa trabalhar no modelo home office. Mas é importante evitar que a tecnologia domine todas as horas livres da família, e ainda aproveitar para estreitar os laços com o seu filho! Separamos uma série de brincadeiras e atividades para manter seu filho entretido em casa.

1. Ajudar na cozinha

Levar as crianças para a cozinha é uma boa oportunidade de integrá-las às atividades da casa. Os pequenos podem ajudar quebrando ovos para um bolo ou até pondo a mão na massa para fazer biscoitos, pães e pizzas. Preparar uma salada de frutas, por exemplo, pode ser bom para que descubram novos sabores e consumam alimentos saudáveis.

2. Monte um acampamento com lençóis

Improvisar um acampamento com cabanas de lençol na sala e almofadas pelo chão pode gerar entretenimento por bastante tempo.
Para melhorar a brincadeira, faça um piquenique com toalha colorida, frutas e biscoitos.

3. Fazer bolinhas de sabão

Uma brincadeira simples que sempre agrada são as bolinhas de sabão. É possível preparar a mistura em casa, com água e detergente, e confeccionar moldes com arame ou barbante para brincar na varanda, no pátio ou até mesmo na janela. Na internet também há receitas caseiras de slime, massinha de modelar e tinta. São coisas que os pequenos adoram e estimulam a criatividade.

4.Brinquedos de Sucatas

Brinquedos de materiais recicláveis podem ser bem fáceis de serem feios e mesmo assim ficarem muito interessantes ao final, chamando muito a atenção das crianças. O importante é deixar que a criatividade deles tome conta.

5. Ouvir histórias

Crie um momento do dia para a contação de histórias. Se a leitura em voz alta não for a sua praia, busque no YouTube canais de contadores de histórias e assista com seus filhos. Além dos livros, você pode narrar aventuras da sua própria infância, lembrando de fatos divertidos.

6. Viajar pelo mundo sem sair de casa

Hoje é possível conhecer museus no mundo inteiro com o auxílio da tecnologia. Basta uma busca rápida na internet para achar dezenas de locais que oferecem visitas virtuais e explorar os acervos gratuitamente sem sair de casa.

7. Chamadas de vídeos

A dimensão social é muito importante para as crianças, que estão acostumadas a conviver com seus pares, seja na escola ou no condomínio. Promova encontros virtuais com colegas e familiares mais próximos sempre que for possível.

8. Brincadeiras e filmes antigos

Aproveite o momento para apresentar aos seus filhos filmes, seriados e brincadeiras da sua infância – sempre respeitando a faixa etária, é claro. Jogos como amarelinha e stop são bons para passar o tempo. Lembre-se que, para eles, a vida menos tecnológica é algo incomum e desperta a curiosidade. Mostre vídeos e álbuns de fotografia antigos.

9. Imitando bichos

Aqui, cada pessoa deverá escolher um animal para representar. Em seguida, quando ela fizer a representação, os outros participantes da brincadeira deverão imitá-la. Simples e divertido!

10. Autorretrato

Deixe as crianças desenharem a si mesmas! A arte pode ser feita até com tinta, pra deixar tudo mais divertido para os pequenos. Depois, você pode brincar até de exposição com elas.

Gostaram das dicas? Agora é o momento de se divertir com as crianças e acabar com o tédio deles.

Newsletters!
Cadastre-se e fique por dentro das novidades!
Unidade Beka Baby
Rua João Delgado, 270, Freguesia do Ó