ACONTECE NO

Atividades sensoriais: Diversão para o corpo, alimento para a mente

21 de dezembro de 2017

Por: Fisioterapeuta Multy Saúde Elaine

 

Brincadeiras sensoriais estimulam a inteligência e a criatividade das crianças através dos cinco sentidos

Crianças (e adultos) aprendem melhor quando as informações são processadas por mais de um dos sentidos ao mesmo tempo. Prova disso é que as lembranças favoritas de infância frequentemente estão associadas a um aroma, som ou sabor… Quando sentimos um cheiro ou ouvimos uma música familiar, é como se aquela sensação nos transportasse de volta ao passado. O cérebro é capaz de recuperar imagens e sensações a partir de um estímulo dos sentidos.

 

Mas como será que essa relação afeta o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças?

O estímulo aos sentidos ajuda no desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional dos pequenos. Naturalmente, a visão e a audição são os sentidos mais estimulados pelos pais e pelos profissionais da Educação. Desenvolver e estimular também os outros sentidos não é tarefa difícil. Com um olhar diferente para materiais e objetos do dia a dia, é possível criar brincadeiras interessantes que estimulam mais o paladar, o olfato e o tato.

 

O estímulo adequado por meio de atividades envolvendo texturas, massagens e escovação na pele transformou, em poucas semanas, o comportamento das crianças, diminuindo sua aversão a alimentos sólidos.

 

E isso desperta a curiosidade sobre as possibilidades para os pequenos de maneira geral. Nossa civilização é tão voltada para o audiovisual que quase deixamos de lado os outros sentidos ao ensinar os nossos filhos sobre o mundo que nos cerca. Dei-me conta do potencial que podemos estar negligenciando todos os dias… deixando de chamar atenção sobre texturas, aromas, gostos – conhecimentos que podem muito bem ser integrados ao que as crianças veem e ouvem, proporcionando uma experiência mais completa de cada momento e enriquecendo a capacidade de discriminação do cérebro.

 

A aprendizagem sensorial é tão importante do nascimento até mais ou menos 5 anos porque ocorre uma grande proliferação de sinapses. É a chamada “mente absorvente”, que funciona como uma esponja e capta tudo à sua volta. O grande potencial de aprendizagem nesta etapa é justamente a capacidade que o cérebro da criança tem de “absorver” vários estímulos ao mesmo tempo, sem nem se dar conta. Com o desenvolvimento do cérebro e a necessidade de processar informações mais complexas, começa um processo natural de seleção que elimina as sinapses menos utilizadas, fazendo com que o cérebro fique mais eficiente e possa “investir” mais energia em um repertório cada vez mais sofisticado.

 

Por isso, os estímulos sensoriais apresentados à criança desde cedo são como as ferramentas mentais que ela terá para usar no futuro. Crianças precisam de espaço para se movimentar (sem acessórios com restrições de mobilidade, tais como cercadinhos e andadores); oportunidades de explorar objetos sozinhas com as mãos (sim, os armários de panelas e potes na cozinha são um excelente passatempo!) e também chance de se expressar e comunicar. 

 

Em contrapartida, existem estímulos negativos que podem ter efeitos sérios no desenvolvimento das crianças. Ruído constante, estresse, isolamento social, experiências associadas ao medo – todas representam estímulos negativos que podem até mesmo afetar o crescimento do cérebro. Existem pesquisas que indicam que os bebês que não recebem estímulos positivos e adequados por parte dos pais ou cuidadores podem desenvolver cérebros 20 a 30% menores do que as crianças que tiveram experiências positivas e um ambiente seguro e acolhedor.

 

Atividades sensoriais com objetos do dia a dia

Ao contrário do que parece, as atividades sensoriais são simples de executar até mesmo em casa. Usando objetos corriqueiros é possível criar interesse visual, auditivo, táctil que viram brincadeiras inusitadas e estimulam a criatividade.   • As caixas sensoriais são um bom exemplo disso. São interessantes principalmente pela textura. O objetivo é fazer com que as crianças relaxem enquanto brincam, toquem texturas diferentes e por aí vai. Uma caixa com areia, arroz colorido ou outros grãos é o ponto de partida para a criação de cenários criativos e superdivertidos!  •Contêineres cheios de água dão asas à imaginação para espaços de banho, laguinhos ou aquários. Desafie os pequenos a adivinhar quais objetos vão flutuar. Brincar com variações de temperatura também é ótima ginástica para o cérebro. • Creme de barbear, gelatina e massinha de modelar proporcionam exercício de familiarização com texturas e desenvolvem a coordenação motora fina e o movimento de pinça do polegar com o indicador.

 

Projeto Saúde Escolar – Unidade Bekinha – Berçário ao Nível II

 

ÚLTIMOS EVENTOS

Aprender higiene e saúde desde o Berçário

20 de julho de 2018

Aprender higiene e saúde desde o Berçário

• O colégio é, muitas vezes, a extensão de casa, principalmente para as crianças da Educação Infantil. Conrcodam?   Os hábitos e as manias que elas têm em casa são repetidos na escola e, por isso, é importante que alguns deles sejam reforçados.   Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o […]

LEIA MAIS
Respeitando as diferenças

20 de julho de 2018

Respeitando as diferenças

• Trabalhamos algumas atividades para conscientização dos alunos, sejam eles pequenos ou adolescentes. E algumas dessas atividades são bem lúdicas, para que estejam preparados para conviver em sociedade de forma respeitosa e ética. Dizemos até, como incentivo que um aluno do Beka é: #SouBK #SouConsciência     Loiro, moreno, cabelo enrolado, liso, olhos claros, escuros, […]

LEIA MAIS
Where is your souvenir from? | Projeto Bilíngue

17 de julho de 2018

Where is your souvenir from? | Projeto Bilíngue

• Souvenir (lê-se suvenir) é um substantivo masculino usado para caracterizar os artigos tradicionais ou característicos que representam a cultura e os costumes de um lugar. Aquela famosa lembrancinha que amamos receber de alguém querido que viajou para um lugar fantástico ou apenas colocar em nossa sala para nos lembrarmos da cultura e da experiência que vivemos, […]

LEIA MAIS

NEWSLETTER

Receba nossas news cadastrando seu email

O E-MAIL é obrigatórios. Ocorreu um erro, por favor tente novamente mais tarde. Cadastro realizado com sucesso!

marque uma visita

ou ligue para nós:
(11) 3935-5019