ACONTECE NO

Escrita e leitura através de sequência

18 de dezembro de 2017

Por: Professora Vanessa

 

 

            O livro didático de Português (UNOi) das turmas do 1º ano (Fundamental I) , trouxe para a sala de aula uma proposta um tanto ousada e eficiente de leitura e escrita para as turmas nessa fase (a maioria é silábica alfabética, isto é, já possui um conhecimento das sílabas e junções das mesmas para a leitura e escrita de palavras, trazendo um certo conforto na hora da atividade).

            Trabalhamos com textos em formato de receita, tornando assim mais fácil a leitura de tópicos e sequência, utilizando-se de um seguimento prévio de leitura e conhecimento através de textos e interpretação adquiridos ao longo desse estudo. Em grupos, os alunos se organizaram e depois com a mesma receita em tamanho A3 dividida em partes menores, tiveram que construir em ordem a receita lida anteriormente, criando ainda mais familiaridade com as letras, sílabas e palavras na construção de frases.

            O trabalho em sua totalidade trouxe satisfação, conhecimento e aprendizado. Os alunos se sentiram orgulhosos com a construção e ainda puderam se deliciar com uma aula de culinária ao término do processo, degustando uma deliciosa salada de frutas.

            Faz-se importante acrescentar que trabalhamos com as palavras  através de ditados no aplicativo Varal de letras, atividades no livro e também produções no caderno.

 

 

ÚLTIMOS EVENTOS

Aprendendo as cores de maneira bilíngue

15 de outubro de 2018

Aprendendo as cores de maneira bilíngue

.   Com uma proposta lúdica, as professoras criaram uma atmosfera envolvente através da “mágica”, o que engajou todos os alunos de forma a trabalharem as cores nos idiomas português e inglês.   Além disso, a atividade consistia em trabalhar a coordenação motora e estimular a imaginação e a curiosidade a fim de descobrir como […]

LEIA MAIS
Conhecendo os filhotes dos animais

8 de outubro de 2018

Conhecendo os filhotes dos animais

. A aprendizagem na educação infantil deve ser totalmente significativa para que se atinja o objetivo principal, que é levar os alunos a conhecer os filhotes, seu habitat, suas características principais, de onde nascem e aprender a classificar e reconhecer entre mamíferos e ovíparos.   Para tanto, é necessário assegurar que os conteúdos sejam repassados […]

LEIA MAIS
Projeto: Compreendendo as diferenças

2 de outubro de 2018

Projeto: Compreendendo as diferenças

. O projeto “Compreendendo as diferenças” teve sua criação a partir da realização de aulas de ballet clássico, realizadas semanalmente, para os alunos da Educação Infantil.   O projeto tem como objetivo principal ensinar, por meio das atividades de dança, sobre as igualdades e diferenças que constituem os seres humanos, sejam elas relacionadas a características […]

LEIA MAIS

NEWSLETTER

Receba nossas news cadastrando seu email

O E-MAIL é obrigatórios. Ocorreu um erro, por favor tente novamente mais tarde. Cadastro realizado com sucesso!

marque uma visita

ou ligue para nós:
(11) 3935-5019