ACONTECE NO

Projeto: Um mundo de sensações

21 de dezembro de 2017

 

 

Um corpo se constrói junto com a personalidade. Nossos sentidos participam dessa construção.

André Trindade

 

Observando a turma do MiniMaternal B e considerando que se tratam de crianças e que o universo infantil é rico de significados e imaginação, realizamos um projeto que proporcionasse um mundo de possibilidades e experimentação.

O desenvolvimento das crianças na Educação Infantil depende das oportunidades de aprendizagem oferecidas pelo mundo que as cerca. Oferecer diferentes materiais às crianças é uma maneira de ampliar a capacidade de expressão delas e contemplar as inúmeras possibilidades que se apresentam diante das atividades que envolvem os sentidos.

Tais atividades possibilitam um desenvolvimento amplo e prazeroso em que as crianças ampliam a capacidade de explorar texturas, sabores, cheiros e cores de diferentes formas. Crianças entre dois e três anos têm seu corpo como forma principal de expressão e para ser significativo é necessário sentir, experimentar e tocar; estimulando todas as percepções (olfativa, gustativa, tátil e auditiva) e descobrindo as possibilidades corporais, pois é através do movimento que a criança expressa suas emoções, pensamentos e ideias.

O principal objetivo é que as crianças experimentem sensações diferentes para que assim elas possam descobrir as suas possibilidades, se apropriando do esquema corporal e participando de atividades prazerosas e, ao mesmo tempo, educativas.

 

 

Objetivo Geral:

Proporcionar o desenvolvimento das expressões e dos sentidos através de atividades lúdicas e da experimentação de diversos materiais.

 

Ações Previstas:

– Participar de rodas de conversa sobre o tema;
– Desenvolver atividades com plástico bolha;
– Experimentar várias sensações com materiais diversificados massageando os pés;
– Confeccionar tinta com gelatina;
– Criar palmas das sensações;
– Fazer areia colorida com guache;
– Oferecer às crianças caixa surpresa com diversos objetos para realizar experimentos.

 

 

ÚLTIMOS EVENTOS

Aprendendo as cores de maneira bilíngue

15 de outubro de 2018

Aprendendo as cores de maneira bilíngue

.   Com uma proposta lúdica, as professoras criaram uma atmosfera envolvente através da “mágica”, o que engajou todos os alunos de forma a trabalharem as cores nos idiomas português e inglês.   Além disso, a atividade consistia em trabalhar a coordenação motora e estimular a imaginação e a curiosidade a fim de descobrir como […]

LEIA MAIS
Conhecendo os filhotes dos animais

8 de outubro de 2018

Conhecendo os filhotes dos animais

. A aprendizagem na educação infantil deve ser totalmente significativa para que se atinja o objetivo principal, que é levar os alunos a conhecer os filhotes, seu habitat, suas características principais, de onde nascem e aprender a classificar e reconhecer entre mamíferos e ovíparos.   Para tanto, é necessário assegurar que os conteúdos sejam repassados […]

LEIA MAIS
Projeto: Compreendendo as diferenças

2 de outubro de 2018

Projeto: Compreendendo as diferenças

. O projeto “Compreendendo as diferenças” teve sua criação a partir da realização de aulas de ballet clássico, realizadas semanalmente, para os alunos da Educação Infantil.   O projeto tem como objetivo principal ensinar, por meio das atividades de dança, sobre as igualdades e diferenças que constituem os seres humanos, sejam elas relacionadas a características […]

LEIA MAIS

NEWSLETTER

Receba nossas news cadastrando seu email

O E-MAIL é obrigatórios. Ocorreu um erro, por favor tente novamente mais tarde. Cadastro realizado com sucesso!

marque uma visita

ou ligue para nós:
(11) 3935-5019