ACONTECE NO

Reflexão e imaginação através de Contos

5 de julho de 2018

Por: Professora Cássia

Os contos fazem parte de um universo encantado que vai muito além de serem apenas histórias infantis com intuito de distrair as crianças. Eles são, na verdade, uma ferramenta bastante utilizada para desenvolver a capacidade reflexiva dos pequenos. Sabia?

 

Pergunte ao seu filho o que ele acha da hora de dormir com historinha. Eles amam! É incrível. Aliás, incrível não, a explicação é exatamente essa: os contos desenvolvem imaginação, reflexão, personalidade, empatia; e tudo isso de forma divertida!

 

Não temos muitos relatos onde os contos começaram, mas existem versões em muitos idiomas espalhadas pelo mundo, que transmitem sempre ensinamentos de forma lúdica e divertida. A história infantil dos Três Porquinhos está entre as mais conhecidas mundialmente!  

 

De uma maneira cuidadosa, esse conto, bem como outras fábulas, mostra às crianças a importância de trabalhar bem para conquistar o sucesso e salienta que não basta se divertir, é preciso também colocar seu esforço em coisas que, a princípio, não parecem tão interessantes, mas que dão frutos fantásticos, como lições escolares e pequenas tarefas diárias em casa. Você já tinha feito esse paralelo?

 

Além disso, vale a pena destacar, ao ler essa história, que a inteligência dos porquinhos foi essencial para viverem bem, visto que não usaram violência, como fez o lobo mau: ou seja, o trabalho honesto, a bondade e a inteligência são qualidades que vale a pena manter e cultivar. Ah, fora a cooperação entre os porquinhos; um ajudando o outro na necessidade.

 

Por ser uma história em que a turminha do Minimaternal gosta bastante, a professora desenvolveu o projeto com duração de uma semana.

Ela trabalhou de formas variadas, utilizando o avental de história encantadacasas de fantoche, roda de música e conversa, e confecção do nariz do porquinho com pote de danone.

 

As crianças puderam também, além de ouvir, assistir a história. Houve a apresentação do conto em sala, utilizando a expressão corporal em forma de teatrinho! E levaram como lembrancinha de fechamento desse projeto, as plaquinhas dos porquinhos e do lobo mau! Eles amaram tudo isso!

Ah, claro que teve projeto bilíngue envolvido! Mas para esses pequeninos também? Sempre!

A teacher trabalhou em conjunto utilizando painéis com o conto em inglês! O que amplia o vocabulário de uma forma super divertida, sem eles perceberem. Eles se divertiram bastante!!!

 

 

 

Minimaternal A/B – Bekalândia

ÚLTIMOS EVENTOS

Jogo lúdico para alfabetização

18 de setembro de 2018

Jogo lúdico para alfabetização

• Aprender é um processo e para que ele aconteça de forma saudável e divertida, o brincar deve fazer parte desse momento.     De acordo com Vigotsky (1987), o brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação […]

LEIA MAIS
Nosso mascote BK | ENTREVISTA PARTE 3

6 de setembro de 2018

Nosso mascote BK | ENTREVISTA PARTE 3

• (Parte 3) Veja a parte 1 clicando aqui e a parte 2 clicando aqui       Mascote: Isso! Abraço (risos). AMO abraços, e adoro passear e conhecer ambientes novos.     Entrevistador: Você falou sobre acessórios?     Mascote: Vocês usam alguns acessórios que não existem no lugar de onde venho. Por exemplo, […]

LEIA MAIS
Nosso mascote BK | ENTREVISTA PARTE 2

5 de setembro de 2018

Nosso mascote BK | ENTREVISTA PARTE 2

• (Parte 2) Veja a parte 1 clicando aqui     Mascote: Desculpe, de onde venho, o carregamento da minha bateria se dava pela própria atmosfera. Estou me adaptando por aqui. Sou recarregável pela luz solar, e esse tempo nublado, não me ajudou muito.     Entrevistador: Sem problemas, estamos nos acostumando com as fontes […]

LEIA MAIS

NEWSLETTER

Receba nossas news cadastrando seu email

O E-MAIL é obrigatórios. Ocorreu um erro, por favor tente novamente mais tarde. Cadastro realizado com sucesso!

marque uma visita

ou ligue para nós:
(11) 3935-5019