ACONTECE NO

Termoquímica – Consciência sobre nossa saúde

4 de abril de 2018

Por: Professora Ângela

 

Este projeto teve como objetivo aprofundar o conhecimento de Termoquímica, além de aproximar este conteúdo ao dia a dia, pois é a maior dificuldade que os alunos apresentam.

 

Os alunos, a princípio, tiveram o conteúdo teórico, com aula expositiva, exercícios de fixação e complementação com a Sequência Didática do Material Unoi.

 

Houve atividades para casa e em sala, mas com foco diferente do tradicional, caracterizando uma Aula Invertida e Atividades Híbridas, que foram aplicadas da seguinte forma:

 

Atividades em casa:

– Assistiram um vídeo do YouTube: “Como o seu corpo queima calorias”, por Marcio Atalla;

– Cada aluno anotou sua própria atividade diária, por 24horas, como assistir televisão, dormir, atividade física, deveres de casa etc;

– Também anotaram sobre a alimentação diária, com a preocupação de escrever quantidades e, se possível, as calorias.

 

Atividades em sala:

Os alunos foram divididos em grupos e em estações.

 

1º Momento: Preencheram um quadro de atividades físicas, e com o Ipad pesquisaram na  internet as calorias gastas aproximadamente, relacionando com o vídeo que assistiram em casa. No final, calcularam quanto gastaram de energia num período de 24 horas;

2º Momento: Preencheram outra tabela de alimentos e calorias, com cálculo final de calorias ganhas num dia;

3º Momento: Assistiram um vídeo que tratava sobre alimentos e calorias no YouTube: “Diferença de calorias de cada alimento” . Neste momento os alunos observaram que o processo de ganho e perda de energia, que promove aumento ou não de peso, é complexo e tem que ser levado em conta vários fatores;

4º Momento: A Nutricionista do Programa Saúde Escolar – Keila Baena, da Multy Saúde, realizou individualmente o exame de Bioimpedância.

 

E o que é o exame de Bioimpedância? 

O método mais comum para verificar se uma pessoa está dentro dos parâmetros saudáveis de peso é o cálculo do IMC- Índice de Massa Corpórea, calculado pela fórmula:

 

IMC= peso (em kg)/altura em metros ao quadrado

 

Porém, este cálculo não leva em consideração a composição corpórea e as proporções de massa adiposa (gordura) e massa magra (músculo, osso e água), o que pode levar a erros de interpretação.

 

Por exemplo, um indivíduo com alto índice percentual de massa muscular, pode apresentar um IMC acima de 30 e ter um percentual de gordura excelente.

 

Por isso, é importante analisar a composição corpórea.

 

O exame de Bioimpedanciometria é um método rápido, acessível e que oferece vários dados importantes para o diagnóstico e tratamento do Sobrepeso e Obesidade.

 

 

Os alunos puderam perceber a diferença entre os gastos energéticos promovidos pelas atividades diárias e subtraído do ganho de energia oriundo da alimentação, possibilitando o cálculo do Balaço Energético (conteúdo trabalhado na Termoquímica).  

Também somaram os gastos das atividades diárias e a energia basal, dado demonstrado no exame de Bioimpedância, e subtraído do ganho energético, promovido na ingestão dos alimentos, possibilitando a compreensão da importância de procurar sempre ajuda especializada quando pretende aumento ou diminuição da Massa Corpórea. E que, as dietas disponíveis na internet nem sempre serão o melhor caminho para alcançar seu objetivo.

 

Química – 2º Ensino Médio

ÚLTIMOS EVENTOS

Jogos colaborativos na Educação Infantil

26 de novembro de 2018

Jogos colaborativos na Educação Infantil

A competição é um fator que dificulta o relacionamento competitivo das pessoas, gerando um clima de rivalidade e estresse. É importante desenvolver a noção de coletividade e a importância de ajudar o próximo.   Nos jogos cooperativos, normalmente não se tem perdedores. Todos ganham. Esse tipo de vivência é de extrema importância na educação infantil […]

LEIA MAIS
Cantos: Trabalhando os Sentidos

8 de novembro de 2018

Cantos: Trabalhando os Sentidos

É muito importante começar o desenvolvimento dos sentidos logo cedo. É através deles que temos percepções do mundo: são porta de entrada para qualquer mensagem, estímulo ou sensação. No buscamos o calor, no calor buscamos refresco, e por aí vai… Com isso, a turminha fez uma atividade para desenvolver o autoconhecimento e estimular, de forma […]

LEIA MAIS
Desenvolvimento Auditivo: Sons Animais

5 de novembro de 2018

Desenvolvimento Auditivo: Sons Animais

Todos os dias, ouvimos muitos e muitos sons. Sons carros e motos passando pelas ruas, da água escorrendo ao lavar as mãos, das portas abrindo e fechando ao entrar e sair, dos animais, entre outros.   Os bebês também emitem seus próprios sons, conhecidos como o balbucio. Assim, eles trabalham com o amadurecimento das cordas […]

LEIA MAIS

NEWSLETTER

Receba nossas news cadastrando seu email

O E-MAIL é obrigatórios. Ocorreu um erro, por favor tente novamente mais tarde. Cadastro realizado com sucesso!

marque uma visita

ou ligue para nós:
(11) 3935-5019