ACONTECE NO

Termoquímica – Consciência sobre nossa saúde

4 de Abril de 2018

Por: Professora Ângela

 

Este projeto teve como objetivo aprofundar o conhecimento de Termoquímica, além de aproximar este conteúdo ao dia a dia, pois é a maior dificuldade que os alunos apresentam.

 

Os alunos, a princípio, tiveram o conteúdo teórico, com aula expositiva, exercícios de fixação e complementação com a Sequência Didática do Material Unoi.

 

Houve atividades para casa e em sala, mas com foco diferente do tradicional, caracterizando uma Aula Invertida e Atividades Híbridas, que foram aplicadas da seguinte forma:

 

Atividades em casa:

– Assistiram um vídeo do YouTube: “Como o seu corpo queima calorias”, por Marcio Atalla;

– Cada aluno anotou sua própria atividade diária, por 24horas, como assistir televisão, dormir, atividade física, deveres de casa etc;

– Também anotaram sobre a alimentação diária, com a preocupação de escrever quantidades e, se possível, as calorias.

 

Atividades em sala:

Os alunos foram divididos em grupos e em estações.

 

1º Momento: Preencheram um quadro de atividades físicas, e com o Ipad pesquisaram na  internet as calorias gastas aproximadamente, relacionando com o vídeo que assistiram em casa. No final, calcularam quanto gastaram de energia num período de 24 horas;

2º Momento: Preencheram outra tabela de alimentos e calorias, com cálculo final de calorias ganhas num dia;

3º Momento: Assistiram um vídeo que tratava sobre alimentos e calorias no YouTube: “Diferença de calorias de cada alimento” . Neste momento os alunos observaram que o processo de ganho e perda de energia, que promove aumento ou não de peso, é complexo e tem que ser levado em conta vários fatores;

4º Momento: A Nutricionista do Programa Saúde Escolar – Keila Baena, da Multy Saúde, realizou individualmente o exame de Bioimpedância.

 

E o que é o exame de Bioimpedância? 

O método mais comum para verificar se uma pessoa está dentro dos parâmetros saudáveis de peso é o cálculo do IMC- Índice de Massa Corpórea, calculado pela fórmula:

 

IMC= peso (em kg)/altura em metros ao quadrado

 

Porém, este cálculo não leva em consideração a composição corpórea e as proporções de massa adiposa (gordura) e massa magra (músculo, osso e água), o que pode levar a erros de interpretação.

 

Por exemplo, um indivíduo com alto índice percentual de massa muscular, pode apresentar um IMC acima de 30 e ter um percentual de gordura excelente.

 

Por isso, é importante analisar a composição corpórea.

 

O exame de Bioimpedanciometria é um método rápido, acessível e que oferece vários dados importantes para o diagnóstico e tratamento do Sobrepeso e Obesidade.

 

 

Os alunos puderam perceber a diferença entre os gastos energéticos promovidos pelas atividades diárias e subtraído do ganho de energia oriundo da alimentação, possibilitando o cálculo do Balaço Energético (conteúdo trabalhado na Termoquímica).  

Também somaram os gastos das atividades diárias e a energia basal, dado demonstrado no exame de Bioimpedância, e subtraído do ganho energético, promovido na ingestão dos alimentos, possibilitando a compreensão da importância de procurar sempre ajuda especializada quando pretende aumento ou diminuição da Massa Corpórea. E que, as dietas disponíveis na internet nem sempre serão o melhor caminho para alcançar seu objetivo.

 

Química – 2º Ensino Médio

ÚLTIMOS EVENTOS

Concurso Internacional de Redação de Cartas – Correios

5 de Abril de 2018

Concurso Internacional de Redação de Cartas – Correios

    Os alunos do Colégio Beka participam anualmente do Concurso Internacional de Redação de Cartas. Esse concurso é promovido pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça. No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional.   O objetivo do […]

LEIA MAIS
Jogo de dados para entender unidades de medidas

3 de Abril de 2018

Jogo de dados para entender unidades de medidas

Jogo A maratona   Os alunos do 6ºB realizaram uma atividade bem interessante, um jogo de dados chamado de “O Jogo da Maratona”.   O jogo consiste em lançar os dados, somar os números para obter a quantidade de metros percorridos.   Um exemplo: ao lançar os dados obteve-se 1 – 3 – 8; deve-se […]

LEIA MAIS
A importância do nome próprio na Educação Infantil

29 de Março de 2018

A importância do nome próprio na Educação Infantil

  Ao identificar o seu nome e observá-lo escrito em diferentes locais e materiais a criança consequentemente o memoriza. A partir de então, se inicia seu relacionamento com a escrita como representação de sua identidade. Profundo, né? E é assim mesmo que os pequenos recebem essa relação com o nome.   O nome próprio de […]

LEIA MAIS

NEWSLETTER

Receba nossas news cadastrando seu email

O E-MAIL é obrigatórios. Ocorreu um erro, por favor tente novamente mais tarde. Cadastro realizado com sucesso!

marque uma visita

ou ligue para nós:
(11) 3935-5019