BLOG

Material escolar: é hora de organizar?

22 de dezembro de 2017

 

            Cada um tem um jeitinho especial para organizar o material dos filhos. Normalmente, a criança só se anima para comprar aqueles lápis e cadernos com cheiro de novo. E isso faz parte do processo, e também é muito legal, mas existem outras partes que podem virar brincadeira, um momento gostoso dos pais com os filhos!

 

Aqui vão algumas dicas que você pode seguir e tornar tudo mais divertido e consciente para a garotada!

 

  1. Identificar o uso dos materiais:

 

            É bom verificar a lista desse ano com o material usado do ano passado. Tem muita coisa que ainda será muito útil e que foi pouco usada. Nesse caso, não tem necessidade de comprar novamente. O divertido aqui é que os pais podem combinar com as crianças um dia para fazer isso, colocar todos os materiais no chão e ir checando a lista nova, como se fosse uma brincadeira de quem acha o item citado. Depois a brincadeira é testar! Canetinhas, lápis, tesoura, régua. Tudo pode ser testado nas últimas folhas do caderno.

 

            É importante também explicar a importância de reutilizar algum material, porque assim, a criança entende desde cedo do que um lápis é feito, por exemplo, e que quanto mais ele ajudar os pais a economizar, ele poderá (dependendo de sua condição) gastar mais com outro item que ele prefira. Mas claro que, todos gostam de cheirinho de material novo, e com as crianças isso não é diferente. As crianças se animam com as diferentes possibilidades fofas e legais que nos ofertam. O bacana aqui é sempre trazer algum item diferente para a criança. Mesmo que a intenção não seja exagerar na comprar, porque, vamos combinar, certos itens são o dobro do preço apenas porque possuem um personagem do momento e, muitas vezes, sabemos que não são itens realmente bons. Porém, a relação de confiança que o filho constrói em saber que você não pegará só itens baratos e “feios” (na concepção deles), é importante também. Um agrado ou outro faz parte nessas horas! Dentro do orçamento possível, é claro!

 

  1. Fazer um combinado:

            É interessante ver como os pequenos têm a capacidade de entender o direito de escolher algumas coisas e, outras serão escolhidas pelos pais, porque, afinal, nem “tudo cai do céu”, e é importante que eles entendam que, se querem ir junto comprar o material, o combinado tem que ser cumprido.

 

            O item acima também é um combinado simples que os faz entender que eles podem escolher algo legal diante do mar de coisas diferentes e atrativas que eles são expostos, mas existe um limite.
Outro combinado simples é verbalizar que ele poderá escolher alguns itens de sua preferência, como a capa do caderno, borracha, apontador e o estojo, mas as canetinhas, lápis, apontador, os pais vão selecionar, e que ele pode escolher a cor.

 

  1. Incentivo a participar da preparação:

 

            É bem gostoso encapar, colocar nome e organizar o material novo em família. Talvez muitos de vocês se lembrem de fazer isso sentado à mesa com os pais de vocês, e não podia faltar o famoso contact.
Tudo pode ser a mão: colar etiquetas, figurinhas, encapar, soltar a imaginação para marcar o material dos filhos, e com certeza eles vão curtir e ver tudo aquilo como uma brincadeira, além de entenderem que é bom preservar o que é deles.

 

            As crianças entendem melhor quando você agrega significado. É difícil para eles serem expostos a uma grande quantidade de produtos diferentes e chamativos se eles não tiverem consciência e ouvirem apenas “não”. Mas, por que não?

 

Lembrem-se de que, desde pequenos, eles possuem uma capacidade enorme de entenderem o motivo pelo qual podem ou não fazer alguma coisa, e isso os tornam mais conscientes do mundo.

 

            É um momento esperado por eles, que pode se tornar divertido e mais tranquilo para os pais também!

 

ÚLTIMOS EVENTOS

Criança e equilíbrio: inteligência emocional

16 de agosto de 2018

Criança e equilíbrio: inteligência emocional

• INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? EM CRIANÇAS? O QUE É ISSO? Primeiro, o que muitos de nós não refletimos é que, a inteligência emocional tem influência durante a vida toda de um ser humano!   Quanto mais cedo a criança aprender a canalizar suas emoções, melhor fará isso durante sua vida toda, de forma natural, aprendendo a […]

LEIA MAIS
A relação da TV e a criança

19 de julho de 2018

A relação da TV e a criança

Quanto a televisão influencia seu filho?   Hoje, é muito comum crianças que dizem que não são muito chegadas a brinquedos, que não brincam com frequência, que preferem ver TV, brincar no celular, além de saberem tudo que está na moda. Um tanto assustador, não? Pois isso é mais comum do que você imagina, e […]

LEIA MAIS
Semana do Meio Ambiente | Conscientização

30 de maio de 2018

Semana do Meio Ambiente | Conscientização

• Todos sabemos que existem muitos problemas relacionados ao meio ambiente e também ao ser humano, como desigualdade, pobreza, poluição, desmatamento. Mas o maior problema existente é a não conscientização.   A informação que temos nunca é suficiente para sermos um ponto positivo para o planeta. Por isso, convidamos todos a questionarem, procurarem e compartilharem mais! […]

LEIA MAIS

NEWSLETTER

Receba nossas news cadastrando seu email

O E-MAIL é obrigatórios. Ocorreu um erro, por favor tente novamente mais tarde. Cadastro realizado com sucesso!

marque uma visita

ou ligue para nós:
(11) 3935-5019