BLOG

Material escolar: é hora de organizar?

22 de dezembro de 2017

 

            Cada um tem um jeitinho especial para organizar o material dos filhos. Normalmente, a criança só se anima para comprar aqueles lápis e cadernos com cheiro de novo. E isso faz parte do processo, e também é muito legal, mas existem outras partes que podem virar brincadeira, um momento gostoso dos pais com os filhos!

 

Aqui vão algumas dicas que você pode seguir e tornar tudo mais divertido e consciente para a garotada!

 

  1. Identificar o uso dos materiais:

 

            É bom verificar a lista desse ano com o material usado do ano passado. Tem muita coisa que ainda será muito útil e que foi pouco usada. Nesse caso, não tem necessidade de comprar novamente. O divertido aqui é que os pais podem combinar com as crianças um dia para fazer isso, colocar todos os materiais no chão e ir checando a lista nova, como se fosse uma brincadeira de quem acha o item citado. Depois a brincadeira é testar! Canetinhas, lápis, tesoura, régua. Tudo pode ser testado nas últimas folhas do caderno.

 

            É importante também explicar a importância de reutilizar algum material, porque assim, a criança entende desde cedo do que um lápis é feito, por exemplo, e que quanto mais ele ajudar os pais a economizar, ele poderá (dependendo de sua condição) gastar mais com outro item que ele prefira. Mas claro que, todos gostam de cheirinho de material novo, e com as crianças isso não é diferente. As crianças se animam com as diferentes possibilidades fofas e legais que nos ofertam. O bacana aqui é sempre trazer algum item diferente para a criança. Mesmo que a intenção não seja exagerar na comprar, porque, vamos combinar, certos itens são o dobro do preço apenas porque possuem um personagem do momento e, muitas vezes, sabemos que não são itens realmente bons. Porém, a relação de confiança que o filho constrói em saber que você não pegará só itens baratos e “feios” (na concepção deles), é importante também. Um agrado ou outro faz parte nessas horas! Dentro do orçamento possível, é claro!

 

  1. Fazer um combinado:

            É interessante ver como os pequenos têm a capacidade de entender o direito de escolher algumas coisas e, outras serão escolhidas pelos pais, porque, afinal, nem “tudo cai do céu”, e é importante que eles entendam que, se querem ir junto comprar o material, o combinado tem que ser cumprido.

 

            O item acima também é um combinado simples que os faz entender que eles podem escolher algo legal diante do mar de coisas diferentes e atrativas que eles são expostos, mas existe um limite.
Outro combinado simples é verbalizar que ele poderá escolher alguns itens de sua preferência, como a capa do caderno, borracha, apontador e o estojo, mas as canetinhas, lápis, apontador, os pais vão selecionar, e que ele pode escolher a cor.

 

  1. Incentivo a participar da preparação:

 

            É bem gostoso encapar, colocar nome e organizar o material novo em família. Talvez muitos de vocês se lembrem de fazer isso sentado à mesa com os pais de vocês, e não podia faltar o famoso contact.
Tudo pode ser a mão: colar etiquetas, figurinhas, encapar, soltar a imaginação para marcar o material dos filhos, e com certeza eles vão curtir e ver tudo aquilo como uma brincadeira, além de entenderem que é bom preservar o que é deles.

 

            As crianças entendem melhor quando você agrega significado. É difícil para eles serem expostos a uma grande quantidade de produtos diferentes e chamativos se eles não tiverem consciência e ouvirem apenas “não”. Mas, por que não?

 

Lembrem-se de que, desde pequenos, eles possuem uma capacidade enorme de entenderem o motivo pelo qual podem ou não fazer alguma coisa, e isso os tornam mais conscientes do mundo.

 

            É um momento esperado por eles, que pode se tornar divertido e mais tranquilo para os pais também!

 

ÚLTIMOS EVENTOS

Estude sem sair do smartphone

5 de Abril de 2018

Estude sem sair do smartphone

  Exatamente isso: você pode estudar com o celular ao lado, que pode ser um grande aliado se você souber usá-lo! É verdade que ele pode tirar nossa concentração, mas com essas dicas, você vai entender direitinho como torná-lo um parceiro.   Ah, mas é difícil sair do Facebook!   E você tem razão.   […]

LEIA MAIS
Jornada Avalia e Habilmente: Indicadores

15 de Março de 2018

Jornada Avalia e Habilmente: Indicadores

Existem alguns indicadores que ajudam a escola a entender melhor o desempenho da turma e do aluno, permitindo a tomada de ações para o melhor desenvolvimento de cada um. Dois deles são: Avalia e Habilmente. Utilizamos os dois aqui no Colégio Beka em complemento para um trabalho 360º. Veja como:   Avalia A Jornada Avalia […]

LEIA MAIS
BE Project – Saiba o que é!

24 de Janeiro de 2018

BE Project – Saiba o que é!

Com o objetivo de ampliar as horas de Speaking e Listening em Língua Inglesa, o colégio criou o projeto BE, aulas extra, oferecida a todos os alunos durante o ano todo, ampliando os momentos de conversação e tornando um costume ouvir em inglês.   As aulas do Projeto BE vão se transformando e ganhando novos […]

LEIA MAIS

NEWSLETTER

Receba nossas news cadastrando seu email

O E-MAIL é obrigatórios. Ocorreu um erro, por favor tente novamente mais tarde. Cadastro realizado com sucesso!

marque uma visita

ou ligue para nós:
(11) 3935-5019