BLOG

Vestibular x Escola: como equilibrar?

26 de abril de 2018

Por: Giulia Beatrice

Você mal entrou no ensino médio e a pressão de todos os lados já vem “E aí, o que você vai fazer na facul?”, não é? No 3º ano a situação complica ainda mais, e muitas vezes ficamos perdidos nos estudos, no que queremos e como fazemos.

 

Entendemos você!

 

A verdade é que a organização e o planejamento são a chave do negócio. Não existe mágica, mas vamos te ajudar com várias dicas!

 

Para 1º, 2º e 3º anos, sim! Você pode começar a fazer isso quando entra no 1º ano, para fazer um bom ensino médio, já que as matérias são contínuas e tudo que você verá é base para estudos do vestibular lá na frente. Já pensaram nisso?

Começando aos poucos, apenas se organizando para se dedicar em ir bem no colégio nessa fase, já vai te fazer relaxar bem mais no 3º ano. É ótimo não sentir aquele desespero em pensar “não sei por onde começar, não sei nada”, certo?

 

E quem já está no 3º ano? Aqui no Colégio, temos dias de aulas de cursinho, além das aulas e atividades normais da grade e, apesar de parecer muito conteúdo, muito trabalho, além das provas, veja aqui várias dicas que vão te ajudar a manter o equilíbrio (e a saúde), sem desespero para aguentar firme esse ano! Vamos lá…

 

 

 

  1. COMECE AGORA, SEM PROCRASTINAÇÃO

______________________________________________________________________________________________________

Ah… é tão tentador deixar para amanhã, né? Mas pense sobre a quantidade de matérias que você vem tendo ao longo do ensino médio, quanto tempo levou para você aprendê-las, e quanto conteúdo é cobrado no ENEM ou vestibulares. É muita coisa, certo?

 

Não existe possibilidade de você engolir tudo semanas antes da prova, e aí começa a bater aquele desespero que seu tempo está acabando. É daí que vêm o estresse, ansiedade, baixa imunidade, insônia,  depressão, e pode te prejudicar até na escola. Parece que já sabemos disso, mas só parece real (e

muito ruim) quando chega perto do vestibular. Acredite.

 

Então, se você tem a oportunidade de começar hoje, faça! E começar hoje não é “não ter mais vida a partir de agora”, mas sim ter a oportunidade de organizar melhor a sua vida para sair, relaxar e estudar, sem desespero.

 

 

  1. MUDE SEU PENSAMENTO EM RELAÇÃO À SUA ROTINA

______________________________________________________________________________________________________

Mas, para não procrastinar, você tem que quebrar o pensamento de que precisa separar o conteúdo do colégio e do vestibular. É comum ver os alunos dizendo que têm muito conteúdo no colégio, e por isso não sobre energia para estudar além desse período.

 

Vamos entender melhor essa questão!

 

O colégio é um ambiente que te dá a oportunidade de aprender tudo o que vai cair no vestibular. Se você passar uma manhã toda com mestres em cada matéria que você necessitará para passar em uma faculdade, então por que pensar que o colégio é um estudo separado do vestibular?

 

Entendemos que não é fácil, mas muitos objetivos que queremos alcançar não é fácil, e conhecimento não se paga, não existe arrependimento ou perda de tempo!

 

As lições ou trabalhos são a oportunidade de revisar o conteúdo e aprofundar, inclusive, pegando mais exercícios ou procurando outras coisas sobre o assunto, por exemplo, com provas passadas do ENEM, ou em sites, mapas mentais e até vídeos que visam o vestibular. Além de você ter a oportunidade de tirar dúvidas e questionar outras situações com o professor.

 

Pense que existem pessoas estudando agora sozinhas, sem tutor, sem escola, sem cursinho, e elas precisam procurar muito mais pelas respostas das dúvidas que surgem.

 

Olhando dessa forma, você entende o quanto revisar o conteúdo através dos exercícios, estudos para as provas da escola ou até tendo como base o conteúdo das aulas para aprofundamento, é uma oportunidade única?

 

Não existe desencontro entre os estudos para as provas e projetos do colégio e estudos para passar no vestibular.

 

Levando isso em conta, sua mente até trabalhará mais levemente e você terá mais vontade de organizar uma rotina, nosso próximo item…

 

 

 

  1. ORGANIZE SUA ROTINA

______________________________________________________________________________________________________

Qualquer meio de estudo falhará se você não se organizar. Os conteúdos vão atrasar, você vai se esgotar estudando de maneira errada e pode perder o controle sobre seu corpo, gerando ansiedade e estresse, e sobre o que já estudou ou o que precisa de mais estudo.

 

Qualquer dica de estudo para vestibular vai te falar sobre organização como base para você conseguir estudar direito, revisar, treinar, ter uma vida social e manter sua saúde estável. E por quê?

 

Primeiramente é importante que você se conheça, e busque rapidamente por diversas dicas de organização e estudos. Uma delas vai de encontro ao seu estilo, mas não existe mágica, você vai precisar testá-las, levando em conta coisas como:

 

– Você é mais da manhã ou da noite? / – Você precisa de 5 min entre as matérias ou 30 min depois de 3 matérias? / – Você prefere interpretar conteúdos através de figuras, setas, cor, post its, anotações digitais, escrevendo etc? Como? / – O que você gosta de fazer no seu descanso?

 

Por isso dizemos que o importante é você entender como você funciona!

 

 

 

  1. ENTENDA COMO SE ESTUDA

______________________________________________________________________________________________________

Já publicamos aqui o motivo de não poder estudar muitas horas por dia! Veja aqui

 

Por isso, quanto melhor você organizar sua semana, mais tempo livre para descanso você vai poder ter, sem preocupação!

 

Isso vai depender da sua rotina, então, se você vai ao colégio pela manhã, após o almoço você pode dedicar 2 horinhas para revisar o conteúdo, seja fazendo resumo, grifando, anotando em post-it, fazendo mapa visual ou exercícios. Procure revisar um pouco de cada matéria que teve naquele dia e concluir as atividades que lhe foram pedidas. Este nunca será um tempo em vão.

 

Mas é importante relaxar a mente!

 

Por isso, dê um espaço maior no resto da tarde, se você render mais à noite, ou dê uma pausa mais curta, se você não rende nada à noite.

 

Percebe como você precisa entender quem é você?

 

Você pode estudar baseado no sistema Pomodoro. Um exemplo: cerca de 25 min para Biologia, descanso de 5 min, estudar Matemática durante mais 25 min, descanso de 5 min, fazer exercícios ENEM de 2015 por mais 25 min dessas duas matérias, descanso de 5 min, fazer uma redação com o tema do vestibular UNICAMP de 2015.

 

 

Além disso, não é recomendado estudar os 7 dias na semana. Tente focar nos estudos de Segunda à Sexta, e deixar seus finais de semana livres. Ou, se preferir espaçar melhor o seu tempo e estudar no final de semana, deixe, ao menos, um dia inteiro sem nenhum estudo ou revisão! Se você fizer um pouquinho por dia e seguir o seu cronograma, vai começar a entender que o conteúdo não se acumula e você pode sair com os amigos, viajar, ver série e fazer outra atividade, como por exemplo, praticar um esporte. Isso é bem importante!

 

 

 

  1. FAÇA O QUE GOSTA!

______________________________________________________________________________________________________

Exatamente isso! Como citamos acima, isso é super importante para você não surtar!

 

No Colégio você tem a oportunidade de praticar vários esportes, além da educação física. Pode ser em casa também, mas faça ao menos um esporte e veja o resultado disso de forma bem clara!

 

 

E não é só de esporte que vivemos, não? Estar no ensino médio é uma oportunidade para você estar com os amigos diariamente. Então, aproveite o momento de entrada, do intervalo, até o almoço e realmente curta com seus amigos. Além disso, sabe aqueles dias livres que você organizou para respirar aliviado toda semana? Procure aproveitá-los e ver seus amigos alguns dias em um ambiente fora da escola.

 

Mas também não se esqueça do seu tempo de descanso e relaxamento. Dormir é uma ótima opção de aproveitamento. Uma semana em que esteja cansado, não é uma semana que a mente vai absorver conteúdo da maneira correta.  Procure fazer o que você gosta, independente dos demais, além da dormidinha básica. Aproveite para ver uma série, um youtube, ir a um show, brincar com o dog, pintar, plantar, dançar…

 

Sério, faça algo que você goste toda semana!

 

 

 

  1. NÃO SE DESESPERE COM MUDANÇAS!

______________________________________________________________________________________________________

A vida é assim, muda o tempo todo, acontecem imprevistos e, às vezes, sua organização terá que sofrer mudanças inteligentes. Não se desespere! Respire fundo (inclusive, essa é uma técnica ótima para relaxamento) e seja criativo!

 

Não se esqueça que seu planejamento tem que ter sentido real! Não adianta achar que vai conseguir aprender tudo que cai no vestibular, porque isso não vai acontecer.

 

Metas reais ajudam você a priorizar o que precisa.

 

 

 

  1. PROCURE DICAS E FACILIDADES PARA VOCÊ

______________________________________________________________________________________________________

É super normal você ter dificuldades (mesmo estudando muito), em conteúdos específicos ou até na matéria em geral.

 

Por isso, o que citamos acima, sobre prioridades, faz todo sentido quando você entende qual matéria é mais cobrada no vestibular, como ela é cobrada, qual conteúdo específico você tem que focar, e o mais importante: o que você tem mais e menos facilidade.

 

Organize isso também! Separe por cores, tópicos, não importa! Fica mais claro quando você põe no papel!

 

Entendendo isso, você vai descobrir o que te facilita estudar na matéria X e a Y e te ajudará a organizar sua rotina!

 

É importante estar “antenado” aos canais que te mostram conteúdos de outros jeitos e dicas que você nem imagina existir. Fique ligado nessas dicas que separamos para vocês.

 

E procurem outras, conforme a necessidade, porque hoje em dia, elas existem em abundância para facilitar sua vida!

 

 

 

  1. NÃO ESQUEÇA DO VISUAL

______________________________________________________________________________________________________

O visual é bem importante para entender relações, lembrar mais facilmente e checar rapidamente um conteúdo.

 

Aprender a fazer um mapa mental é bem importante, seja ele bem simples ou mais detalhado, se você for bem criativo. E é tão simples fazê-los que a questão é você pegar referências e começar! Digite em nosso querido Google e veja imagens e vídeos para saber como é simples (talvez você já faça isso sem saber que é um mapa mental).

 

 

Tente sempre ter à mão canetões, canetas coloridas, post its, adesivos e marca-textos. Apesar de você, talvez, nunca ter utilizado isso antes na escola, agora é o momento de experimentar o quanto essas ferramentas podem favorecer seus estudos. Vale tentar, não acha?

 

Mesmo que você não goste muito de desenhar (e não é preciso), você pode aprender como gosta de destacar as coisas importantes ou difíceis e fazer sinais bem simples, círculos, setas, esqueminhas e colá-los no meio dos cadernos, apostilas, mesa de estudos, em qualquer lugar do seu quarto etc. Respire fundo e solte sua criatividade sem medo. A partir do momento que você começar a entender o quanto isso vai te auxiliar a lembrar dos conteúdos, mais coisas legais você desenvolve! Você aprende enquanto cria e ao passar o olho no que fez!

 

______________________________________________________________________________________________________

 

Esperamos que essas dicas ajudem vocês a começarem a conciliar bem o colégio com pré-vestibular.

Comece a fazer seu planejamento de conteúdo até o fim do ano, semanalmente, que temos certeza que você colherá bons frutos daqui a pouco! E, aproveite a vida mantendo uma mente descansada, hein!    😉

 

ÚLTIMOS EVENTOS

Criança e equilíbrio: inteligência emocional

16 de agosto de 2018

Criança e equilíbrio: inteligência emocional

• INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? EM CRIANÇAS? O QUE É ISSO? Primeiro, o que muitos de nós não refletimos é que, a inteligência emocional tem influência durante a vida toda de um ser humano!   Quanto mais cedo a criança aprender a canalizar suas emoções, melhor fará isso durante sua vida toda, de forma natural, aprendendo a […]

LEIA MAIS
A relação da TV e a criança

19 de julho de 2018

A relação da TV e a criança

Quanto a televisão influencia seu filho?   Hoje, é muito comum crianças que dizem que não são muito chegadas a brinquedos, que não brincam com frequência, que preferem ver TV, brincar no celular, além de saberem tudo que está na moda. Um tanto assustador, não? Pois isso é mais comum do que você imagina, e […]

LEIA MAIS
Semana do Meio Ambiente | Conscientização

30 de maio de 2018

Semana do Meio Ambiente | Conscientização

• Todos sabemos que existem muitos problemas relacionados ao meio ambiente e também ao ser humano, como desigualdade, pobreza, poluição, desmatamento. Mas o maior problema existente é a não conscientização.   A informação que temos nunca é suficiente para sermos um ponto positivo para o planeta. Por isso, convidamos todos a questionarem, procurarem e compartilharem mais! […]

LEIA MAIS

NEWSLETTER

Receba nossas news cadastrando seu email

O E-MAIL é obrigatórios. Ocorreu um erro, por favor tente novamente mais tarde. Cadastro realizado com sucesso!

marque uma visita

ou ligue para nós:
(11) 3935-5019